quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Microsoft vai migrar usuários do Hotmail para o Outlook.com !!!

Cerca de seis meses depois de aberto, o serviço de webmail Outlook.com atingiu 60 milhões de usuários. A Microsoft divulgou o número junto com a notícia de que o site está deixando a fase preliminar e está, agora, aberto a todos os interessados. No próximo Inverno (brasileiro), a empresa vai matar o Hotmail e transferir os usuários restantes para o novo serviço.

Fonte: Revista Exame


Cena de anúncio do serviço Outlook.com, da Microsoft
Cena de um anúncio do Outlook.com: o serviço substitui o Hotmail, que perdeu a liderança para o Gmail em 2012

São Paulo — Cerca de seis meses depois de aberto, o serviço de webmail Outlook.com atingiu 60 milhões de usuários. A Microsoft divulgou o número junto com a notícia de que o site está deixando a fase preliminar e está, agora, aberto a todos os interessados. No próximo Inverno (brasileiro), a empresa vai matar o Hotmail e transferir os usuários restantes para o novo serviço.


O diretor de produto David Law diz, no blog oficial do Outlook, que a Microsoft incluiu, na conta dos 60 milhões, usuários que se conectam “várias vezes por mês via web, aplicativo para PC ou smartphone e que realmente usam nosso serviço”.

Ele acrescenta que o site está “pronto para receber um bilhão de pessoas”. Os usuários transferidos do Hotmail verão a interface nova, mas poderão manter o endereço antigo (nome@hotmail.com) se quiserem.

Também vão conservar as mensagens existentes, senha, pastas, contatos, regras e respostas automáticas.
Aberto em agosto do ano passado ainda em fase experimental, o Outlook.com tem aspecto visual parecido com o do Windows 8. Sua interface foi projetada para funcionar bem também tablets. Traz integração com redes sociais e com os serviços online da Microsoft.

A empresa encoraja os usuários a usar o SkyDrive para compartilhar arquivos em vez de enviá-los como anexos. Documentos são exibidos no próprio Outlook.com por meio da versão online do pacote de aplicativos Office. E há um visualizador para fotos integrado. “Quase metade das pessoas que usam o Outlook.com já usaram o SkyDrive para compartilhar mais de meio bilhão de fotos e documentos do Office”, diz David Law.


Obviamente, a Microsoft poderia ter chamado o novo serviço de Hotmail, mantendo a marca que está na web há mais de 16 anos. Mas o Hotmail, assim como o também veterano Yahoo! Mail, vem perdendo usuários para o Gmail há anos.

O Hotmail ainda se manteve na liderança até 2012. Em outubro, porém, dados da comScore apontaram (como relatou o site GigaOm) que o Gmail havia se tornado o serviço de e-mail número um na web. Segundo esses dados, o webmail do Google tinha 288 milhões de usuários; o Hotmail tinha 286 milhões; e, o Yahoo!, 282 mihões.

É quase um empate. Mas os números da comScore não incluem acesso feitos por dispositivos móveis.
Como o Gmail é muito usado em smartphones com Android, a vantagem do Google pode ser maior do que esses números sugerem. Nas contas do próprio Google, o Gmail já tinha, em junho do ano passado, 425 milhões de usuários, número que não foi publicamente contestado por outras empresas.

A Microsoft parece acreditar que uma das razões para o Hotmail ter perdido a liderança para o Gmail é a marca, que estaria sendo vista como antiquada pelo público. Essa seria uma das razões para ela matar o nome Hotmail. Mas há outras.


Os principais aplicativos do pacote Office já possuem versões simplificadas gratuitas na web há algum tempo. Assim, era natural que a empresa criasse um Outlook online no mesmo estilo. E não faria sentido ter dois serviços de webmail com marcas distintas.

Além disso, a troca de marca ajuda a reforçar a aparência de novidade. Resta saber se a mudança vai frear ou acelerar o avanço do Gmail. Veja, a seguir, um vídeo publicitário anunciando o Outlook.com:


Tags: E-mail, Internet, Microsoft, Serviços online, Sites


Nenhum comentário:

Postar um comentário