quinta-feira, 14 de março de 2013

Saiba quem é o argentino Francisco I, o novo papa !!!

Pouco depois das 15 horas de hoje, no horário de Brasília, a chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, liberou a fumaça branca, indicando a escolha de um novo papa.




Francisco I apresenta-se no balcão da Basília de São Pedro
Francisco I apresenta-se no balcão da Basília de São Pedro


São Paulo - O argentino Jorge Mario Bergoglio, até então, arcebispo de Buenos Aires, é o novo papa. Ele apresentou-se hoje ao público na praça São Pedro, no Vaticano, pouco mais de uma hora após a indicação de que havia um papa escolhido. Bergoglio escolheu o nome Francisco I para seu pontificado.

Pela primeira vez, a Igreja Católica será comandada por um sul-americano. Há 1.300 anos, o papa não era europeu.

Mas o novo papa já foi preferência de muitos cardeais. Em 2005, durante o conclave que escolheu Bento XVI, Bergoglio havia sido o segundo mais votado, atrás de Joseph Ratzinger. Agora, conseguiu aprovação da maioria.

Bergoglio formou-se como técnico químico e depois entrou para o seminário de Vila Devoto, segundo a agência de notícias do Vaticano. Ele passou para a Companhia de Jesus em 1958, completou os estudos humanistas no Chile e, cinco anos depois, retornou a Buenos Aires, onde se formou em filosofia na faculdade de filosofia do colégio máximo são josé de são miguel.

Bergloglio tem 76 anos - dois a menos do que Bento XVI tinha quando foi eleito, em abril de 2005. Sua família é de origem italiana. Quando era arcebispo, em Buenos Aires, o agora papa costumava ir de ônibus para o trabalho e cozinhava suas próprias refeições, segundo a revista americana Time.

Francisco I começou o papado com bom humor. Em seu primeiro discurso, brincou com sua nacionalidade: "parece que os cardeais foram buscar o novo pontífice no fim do mundo", disse.

A escolha do novo pontífice foi anunciada hoje, às 15:06 horas, horário de Brasília, (19:06 horas em Roma) quando a chaminé da Capela Sistina liberou a fumaça branca. O conclave havia começado na terça-feira.

Foram cinco votações, com fumaça preta por duas vezes, antes do papa ser escolhido. O conclave teve apenas mais uma votação do que o realizado há oito anos - e a mesma duração da eleição do cardeal Eugénio Pacelli, Pio XII.


Tags: Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, Papas, Religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário